Em Assembleia realizada no sábado (09/12), em São Luís, os bancários da CEF no Maranhão rejeitaram – presencialmente e por unanimidade – a proposta da Direção do Banco para renovação do acordo coletivo sobre o Saúde Caixa.
Os empregados da ativa e aposentados seguiram a orientação da Diretoria do Sindicato, que considerou a proposta indecente por onerar ainda mais os participantes e retirar ainda mais a responsabilidade do banco com o patrocínio ao plano de saúde.
De fato, a proposta só beneficiava a Caixa ao não pautar a revogação do teto de contribuição do banco, atualmente em 6,5%, problema estrutural do Saúde Caixa que se for mantido, inviabilizará o plano muito em breve.
Com a rejeição da proposta em várias bases, o objetivo é voltar à mesa de negociação com a Caixa, a fim de conquistar uma proposta decente. Um novo Encontro Nacional Virtual deve ocorrer ainda este mês para definir as ações em defesa do plano de saúde.
“Vamos exigir a reabertura das negociações. A mobilização deve continuar! Caso a Caixa se mantenha intransigente, podemos realizar manifestações e até construir uma greve” – ressaltou o diretor do Sindicato dos Bancários (SEEB-MA), Eloy Natan.
Se a via negocial não avançar, o assessor jurídico do SEEB-MA, Diego Maranhão, que esteve presente na Assembleia, vê a possibilidade de questionar a validade desse acordo juridicamente devido a indícios de irregularidades.
“Nossa luta continua” – finalizou a diretora da AEAP/MA, Eurídice Rabelo, que representou a Associação na Assembleia.
Deixe uma resposta