A Associação dos Economiários Aposentados e Pensionistas do Maranhão (AEAP/MA) é uma entidade sem fins lucrativos, que tem por finalidade, dentre outras, congregar seus associados, estimulando a união e a solidariedade entre eles; realizar atividades de lazer, em suas diversas modalidades e representar judicial ou extrajudicialmente os seus associados na defesa de seus direitos.

A AEAP/MA foi instituída no dia 26.07.1987, quando um grupo de aposentados e pensionistas se reuniu na então sala da FUNCEF – Fundação dos Economiários Federais, situada na rua Isaac Martins, nr. 64, nesta cidade de São Luís, para fundar a associação e eleger os órgãos provisórios constituídos pela Diretoria e Conselho Fiscal.

Fizeram parte dessa reunião, constituindo-se os sócios fundadores, os seguintes aposentados: Antenor Vieira Barros; Antonio Figueiredo Saldanha; Euclides Costa e Silva; Francisco de Assis Melo Matos; Guiomar Serra Pinto Fontinele; Jesus Figueiredo Saldanha; José de Ribamar Duarte Saldanha; José de Ribamar Lima Filho; José de Ribamar Mendes Cateb; Maria das Graças Carneiro Abadia; Maria do Socorro Almeida Nogueira; Maria Lucia de Campos Dias e Otaciano Rego Junior.

Foi aclamado presidente da mesa o aposentado José de Ribamar Duarte Saldanha, que convidou para secretariar os serviços o também aposentado Francisco de Assis Melo Matos.

Nessa oportunidade, o Presidente da mesa declarou que o objetivo da reunião era a fundação de uma entidade associativa civil, de pessoa jurídica de direito privado, denominada “Associação dos Economiários Aposentados e Pensionistas do Maranhão – AEAP/MA, com sede e foro em São Luís – Maranhão”, “sem fins lucrativos, no objetivo de congregar todos os aposentados e pensionistas; defender os seus legítimos interesses, conforme constará do Estatuto, na forma legal”.

De acordo com o projeto do Estatuto, a AEAP/MA de início seria administrada por uma Diretoria Provisória e um Conselho Fiscal Provisório ou ainda por uma Comissão Executiva Provisória formada pelos participantes fundadores, que funcionaria até a efetivação de novos mandatos, mediante Assembleia Geral. Assim, por unanimidade, foram aclamados os seguintes órgãos provisórios: Diretoria – Presidente: José de Ribamar Duarte Saldanha; Vice-Presidente: Otaciano Rego Junior; Primeiro Secretário: Francisco de Assis Melo Matos; Segundo Secretário: Guiomar Serra Pinto Fontinele; 1º Tesoureiro: Euclides Costa e Silva; 2º Tesoureiro: Maria Lúcia Campos Dias; Diretor Social e Patrimônio: Maria das Graças Carneiro Abadias.

Conselho Fiscal: Presidente: Antonio Figueiredo Saldanha; Secretário: José de Ribamar Lima Filho.

O aposentado JOSÉ DE RIBAMAR DUARTE SALDANHA presidiu a AEAP/MA no período de 1987 (data da fundação) até o ano de 2001.

Em 2001 foi eleito o aposentado ALDEMAR CARDOSO DA SILVA, para presidir a Associação no biênio de 2002 a 2003. Seguiram-se na Presidência da entidade a aposentada TERESINHA DE JESUS FERNANDES SOARES (2004 a 2007); MARIA LUZIA DE BARROS BORDALO (2008/2009); MARLENE ALMEIDA MARINHO (2010/2013); TERESINHA DE JESUS FERNANDES SOARES (2014/2015); MARLENE ALMEIDA MARINHO (2016/2020), sendo reconduzida ao cargo para o triênio 2021/2023.

No ano de 2004, durante a gestão da Diretoria presidida pela aposentada TERESINHA DE JESUS FERNANDES SOARES, a AEAP/MA aceitou o grande desafio de sediar o XXXVI SIMPÓSIO NACIONAL DOS APOSENTADOS, evento que reuniu cerca de novecentos participantes. Foi uma tarefa árdua, muito difícil, que exigiu um enorme sacrifício de toda Diretoria, mas realizada com competência e sucesso. Até hoje, recebemos elogios. A Ata poética, feita pela aposentada CÉLIDA CORRÊA LAUANDE, encontra-se arquivada neste site.

Somente no ano de 2007, também na gestão da Presidente TERESINHA DE JESUS FERNANDES SOARES foi que a AEAP adquiriu sua sede própria, situada na Av. do Vale n.º, 9, Edifício Carrara, sala 215, bairro Renascença, II, nesta Capital, onde funciona até hoje. Antes desse feito, a AEAP/MA transitava de um lado para outro, em espaços pequenos cedidos pela CAIXA.

Outro grande feito realizado pela AEAP/MA foi a realização dos IV JOGOS DA FENACEF, com a presença de mais de mil atletas, no ano de 2013. Foi, também, um enorme desafio, enfrentado pela Diretoria da AEAP/MA, cuja presidente era a aposentada MARLENE ALMEIDA MARINHO. O evento, apesar de todas as dificuldades, foi muito bem avaliado pelos participantes.

A AEAP/MA diante da violação de direitos dos seus associados e pensionistas, já ajuizou diversas ações contra a patrocinadora CAIXA e a FUNCEF, entidade de previdência privada que complementa a aposentadoria dos assistidos.

Atualmente a AEAP/MA possui mais de 300 associados, que pagam uma contribuição mensal, reajustada anualmente, no mês subsequente ao do reajuste salarial da categoria dos aposentados, pelo mesmo indexador e percentual aplicado, não incidindo sobre o 13º salário.

Os poderes sociais da AEAP/MA, segundo o Estatuto em vigor, são a Assembléia Geral – AG; Conselho Deliberativo – CD; Conselho Fiscal – CF e a Diretoria Executiva – DE, sendo que nenhum cargo eletivo é remunerado.

A Diretoria Executiva composta pelo Presidente; Vice-Presidente; Diretor Financeiro; Diretor Administrativo e de Patrimônio; Diretor de Assistência Social; Diretor Sócio-Cultural e Diretor de Esportes é o poder colegiado gerenciador da AEAP/MA.

O Estatuto Social da AEAP/MA encontra-se neste site e poderá ser acessado por todos os associados.